Jornalismo cidadão
O jornalismo cidadão
O jornalismo
por nós conhecido hoje tem as suas raízes no século XIX, foi nesta época que se desenvolveu o primeiro massa média, mas conquistou maior espaço no século XX com o surgimento de novos meios de comunicação tal como o Rádio e a televisão .
Ao longo dos anos foram surgindo várias e diferentes formatos de fazer se o mesmo , tal é o caso do jornalismo cidadão.
O jornalismo cidadão Segundo Belachio (2008, p.18) é o acto do cidadão desempenhar um papel activo no processo de apuração, reportar, analisar e difundir informações" , é igualmente aquele que visa ser útil ao seu público-alvo, e preza pela demanda local e é de fácil compreensão. Usa uma linguagem simples e concisa.
Entretanto esse tipo de jornalismo visa desenvolver uma vertente cidadã, pois com esse formato, a população menos favorecida tem a chance de conhecer e exercer seus direitos e deveres.
Quando o jornalismo cede espaço para tratar dos assuntos quotidianos proporciona um entendimento geral daquilo que ocorre entre as esferas sociais envolvidas e em consequência disso, é considerada uma esfera organizadora, responsável por ordenar o caos inerente dos acontecimentos que emergem na realidade, colaborando assim para produção diária de conhecimento. Nestas circunstâncias o jornalismo assume seu papel de actor social pronto a lidar com as condições relativas ao individuo.
Referente a importância do mesmo para as eleições , o jornalismo permite melhorar e garantir condições de acessos a informação aos cidadãos , de forma em que os mesmo possam igualmente estar a par dos seus deveres e direitos a quando da sua realização , assim com dar espaço de maior interatividade aos cidadãos sobre a sua interpretação sobre o fenômeno e sua manifestaçao .
Comments
Post a Comment