Desafios da Mulher como Cabeças-de-Listas dos Partidos Políticos nas Eleições
Campanha sobre os Desafios da Mulher como Cabeças-de-Listas dos Partidos Políticos nas Eleições
A representação política das mulheres pode ser vista como um processo contínuo de disputas, controvérsias , embora atualmente, a mulher possua o direito legal de participar e representar as instâncias políticas.
Numa estudo feito em comparação entre as participações tanto elitorais assim Como de representatividade entre zonas rurais e urbanas, o mesmo revela que vários factores podem estar por detrás da fraca participação das mulheres . Nas zonas rurais podendo os mesmo ser , por um lado a falta de conscientização ou conhecimento dos direitos humanos das mulheres , devido aos elevados níveis de analfabetismo , programas de educação eleitoral fracos e menos eficazes , não valorização das eleições , etc . Em contra partida , nas zonas urbanas verifica se um elevado número de recenseamento eleitoral atribuído à sua maior consciência sobre os seus direitos e dever especificamente o de votar e a sua importância , devido a vantagem das mesmas ao acesso à informação , reconhecento como seu direito civil e liberdade de participação .
Entretanto , mesmo com uma diferença significativa entre os níveis de participação da mulher no processo eleitoral que é o que determina o seu engajamento , encontra se igualmente a dicotomia de um baixo índice de representação á cargos de tomada de decisão pelas mulheres mesmo em relação as zonas urbanas ou com mais acesso . isso atrelado a despulpas como : Falta de interesse político por parte das mulheres , ou a não capacidade nas mulheres , devido a existência de estereótipos socialmente criados sobre a função das mulheres , a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva: o exercício, pelos homens, das funções de forte valor social agregado às ações de maior impacto , etc.
Em Moçambique , a política continua sendo considerada como um espaço para homens. Os partidos políticos determinam quem é nomeado e apesar de existir um sistema de quotas voluntárias , este não é implementado pela maioria dos partidos políticos. Em alguns casos, uma candidata é apoiada por causa das suas relações familiares com membros poderosos do partido. Por vezes, as mulheres candidatas são apresentadas como uma estratégia politica , mas há sempre um homem atrás dela que dá as ordens, é por isso que , apesar de ela estar presente, a sua participação não é efectiva
Para garantir uma maior e efectiva presença de mulheres nos espaços de poder e tomada de decisões, é preciso haja uma transformação das instituições políticas, de forma a permitir que preferências, interesses e prioridades sejam compreendidos de uma forma mais plural, implique políticas públicas sensíveis às demandas desse grupo social. As posições de poder e decisão deve ter como meta não apenas a garantia de paridade, mas a própria transformação do quadro atual, no sentido da construção de uma sociedade mais justa e igualitária .
Gloria Nyamuzuwe , 2020
Comments
Post a Comment